quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Olavo em Família

"A família é um lugar de amor, compreensão e ajuda mútua, não uma fábrica de gente bem comportadinha. O fato é que nunca tive uma discussão azeda com qualquer dos meus filhos. Simplesmente nunca."
"O que sempre ensinei aos meus filhos foi : 'Deus te deu um pai para te ajudar, não para te encher o saco'."
"Posso ter sido um pouco severo com os filhos mais velhos, mas logo aprendi que não é o certo."
"Também acho uma bobagem essa coisa de 'pai amigo'. Pai é pai, é o sujeito a quem você recorre na hora do aperto com a certeza de não ser deixado na mão, não um pateta da sua idade que joga futebol e toma uma cervejinha com você e depois lhe vira as costas quando você pede um dinheiro emprestado."
"Nunca na minha vida torrei o saco de um filho meu com aquela coisa de 'Porra, você nunca vem me visitar'."
"Aristóteles foi excelente pai de família. É o exemplo máximo."
"... se conheço meu pai, ele diria: 'ô filha, que bom, mais um netinho, família tem que ser grande', e aguentaria infinitamente o vagabundo. Meu pai é o contrário do 'chefe de máfia'." (Luiz Gonzaga, filho do Prof. Olavo)
"Gugu, obrigado pelo depoimento que, vindo dessa fonte, vale por mil."


As obrigações de um pai na educação dos filhos são: 
(1) Dar o exemplo e não exigir que o sigam com perfeição; 
(2) Ser gentil sempre, para que aprendam a ser gentis. Não gritar, para que não aprendam a gritar. 
(3) Protegê-los, de preferência sem que eles percebam. 
(4) Guardar uma certa distância, uma atitude de dignidade, não só para impor respeito, e sim também para lhes dar espaço de viver suas próprias vidas, mas estar sempre à disposição deles quando o procuram. 
(5) Compreender que você está aí para amá-los, e não para fazer deles a imagem de tudo o que você não conseguiu ser. 
(6) Quando pedem alguma coisa, dar a mais.
(7) Perdoar sempre e sem demora. Isso funciona.

Fonte: Esses trechos foram retirados de sua página no facebook

Um comentário:

O que você achou desse post? Deixe seu comentário ;-)