sábado, 1 de fevereiro de 2014

Porque mães beijam seus bebês



Depois que um bebê nasce, é natural ver sua mãe o beijando. Alguém poderia pensar que isso é simplesmente por causa do vínculo emocional que se formou entre mãe e filho. Embora isto seja verdade, existem também outras razões bioquímicas muito convincentes por que ele ocorre. Essas razões reforçam o entendimento de que o nosso corpo tem sabedoria interior que raramente reconhecem ou confiam. Assim como nosso corpo sabe como dar à luz, mesmo se não temos conhecimento intelectual do processo, os sistemas biológicos dos nossos corpos também têm razões para a interação social complexa entre a mãe e o bebê. Ele só vai para mostrar que, mais do que nunca, devemos confiar em nossos instintos maternais.

Quando um animal dá à luz, você vai notar que a mãe passa muito tempo lambendo seus filhotes. Isso expõe seus cinco sentidos para o jovem para que ela conhece o gosto, o cheiro, sentir, som e visão de seu novo bebê. Desta forma, a mãe afirma o filho como seu.

Quando uma mãe humana dá a luz um bebê em um ambiente que permite a ela acesso imediato e livre para seu filho, você vai notar que ao longo de um período de tempo que ela executa determinados comportamentos chamados " claiming behaviours". Ela vai acariciar a criança, explorar a suavidade a pele do bebê, e, provavelmente, contar e acariciar os dedos das mãos e dos pés.

Ela provavelmente se maravilha sobre o quanto o bebê se parece com ela ou o marido ou outro membro da família. Ela vai notar a cor do cabelo e dos olhos e outras características físicas. Ela ouve os gritos do bebê e aprende a distingui-los de todos os outros gritos. Como ela se inclina para beijar a criança, ela, sem dúvida, cheira o perfume de seu novo bebê e através do ato de beijar, ela vem a saber o gosto dele ou dela.

Assim como uma mãe animal, ela já expôs seus cinco sentidos para o bebê, para que ele a reconheça. Ela agora sente que o bebê é ela própria. Não é incomum encontrar que as mulheres que estão privadas da privacidade exigida para criar esta ligação imediata logo após o nascimento, muitas vezes dizem que se sentem a distância entre eles e seu bebê.

Comportamentos como beijar fornecem, não só emocional, mas fixação biológica. Há um benefício de saúde muito real para o bebê que se está beijando.

“Quando uma mãe beija seu bebê, recolhe amostras dos germes patógenos que estão no rosto do bebê a ponto de serem ingeridos. Os órgãos linfoides secundários da mãe, como as amídalas, e as células "b" de memória são reestimuladas. Estas células "b" migram até as mamas da mãe onde se produzem os antibióticos específicos que seu bebê precisa”, Diz Lauren Sompayrac, autor de Como funciona o sistema imunológico .

Falamos muito sobre o leite materno e como ele transmite anticorpos para o bebê ajudando a prevenir a doença. No entanto anticorpos feitos para a mãe durante a gravidez não são o que o bebê precisa. O bebê  precisa de anticorpos para o ambiente ao seu redor que estão em constante contato com a empresa. Beijar seu bebê é uma atividade muito importante para além do seu valor agradável e de promoção da ligação óbvia. Ela ajuda a reivindicação mãe do bebê, e ajuda seu corpo a determinar os anticorpos que o bebê precisa no leite materno.

Então mães, beijem nesses bebês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você achou desse post? Deixe seu comentário ;-)