quarta-feira, 20 de abril de 2011

Reaprendendo a ser Mãe


Hoje João completa 3 meses. Há 90 dias, eu renasci como mãe.

Com Clara, há quase 3 anos atrás, foi tudo muito diferente. Aprendi a ser mãe na dor, no sofrimento, na angústia. Ela chorava muito, muito mesmo, não consegui amamentá-la no peito e ela teve muita dificuldade em adaptar-se aos inúmeros tipos de leite. Com tudo isso mais o refluxo, as cólicas e os incômodos, a coitadinha sofreu demais e eu sofri junto com ela. Ainda não consigo me esquecer dos seus olhos arregalados, enquanto chorava desesperadamente, como se estivesse me pedindo socorro. Poucos sabem, mas tive depressão pós-parto. Agora, depois de algumas boas sessões de terapia, consigo tocar no assunto com mais calma e menos culpa. Quando começamos a melhorar, ela das cólicas e dores e eu da depressão pós-parto, precisei voltar a trabalhar. Ela tinha apenas 5 meses. Foi muito duro ter que deixá-la em casa. O sofrimento da separação diária era doloroso demais. Eu só conseguia pensar: ‘Justo agora que estamos nos aproveitando e curtindo’. Mas era necessário, fazer o quê...

Confesso que, quando engravidei de novo, tive medo de passar por isso tudo novamente. Mais uma vez a terapia foi meu suporte. Fui entendendo que poderia ser diferente e, se não fosse, eu ‘sobreviveria’ e seria feliz.

Daí veio João e eu reaprendi a ser mãe. Tudo foi diferente, desde o parto. Eu, que sou sempre tão segura, me senti tão frágil e com tanto medo deitada naquela mesa de cirurgia, que não conseguia controlar as lágrimas, não de emoção, mas de nervosismo e insegurança. Mas foi tudo perfeito! E ele chegou: um bebê gordinho, cheio de vida, lindo! João é o bebê dos sonhos de toda mãe. Ainda no hospital consegui amamentar, para minha surpresa e alegria. Ele dormia!!! Nunca imaginei que fosse dormir algumas horinhas seguidas nos primeiros meses. Cada dia uma boa surpresa, uma novidade. E tem sido assim há 3 meses.

Sempre repetimos uma frase aqui em casa: ‘João chegou há tão pouco tempo e parece que sempre esteve aqui’. É essa impressão que temos – ele faz parte da nossa vida, da nossa família, muito antes de existir. É o príncipe do nosso lar! Tem uma irmãzinha extremamente carinhosa que não cansa de enchê-lo de beijinhos e carinhos. Nos tornamos mais família com sua chegada. Reaprendi a ser mãe de Clara aprendo a ser mãe de João.

Obrigada, João, meu filho, por consolar meu coração com seu doce olhar e seu sorriso sempre tão presente em seu lindo rostinho.
Te amo!
Feliz mesversário!

9 comentários:

  1. Mãezona linda vc,emoção pura esse post.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, João!!
    Parabéns, Janine!!

    Lindo texto!

    Opss... Estou devendo a visita há 90 dias!

    Muitos beijos.

    ResponderExcluir
  3. Pois, é Dona Lica... estamos esperando ;)

    ResponderExcluir
  4. Gi, obrigada, você é sempre um doce comigo :)

    ResponderExcluir
  5. Eu não sabia da depressão pós-parto! Sabia das dificuldades com Clara, vc já havia mencionado outras vezes. Já te falei, mas repito: acho admirável o jeito como vc vive a maternidade. Tão intenso, tão apaixonado! Lindo de ver.

    Parabéns pro João e pra vc. =D

    ResponderExcluir
  6. Mais um texto lindo e repleto de amor!
    Cada dia mais fã eu sou, como vc escreve bem, parabéns!!!

    E parabéns (atrasado) ao lindo João!

    Muitos bjs!!!

    ResponderExcluir
  7. É Bia, quase ninguém sabe mesmo... ou sabia, né.
    Mas já superei, graças a Deus e à terapia!
    Obrigada por todo carinho.
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Paula, obrigadíssima, minha linda!
    Sei que você não é diferente com seus folhotes também. Afinal, mãe só muda de endereço, né rsrs
    Obrigada por tudo
    Bjão

    ResponderExcluir

O que você achou desse post? Deixe seu comentário ;-)