quinta-feira, 31 de março de 2011

Estou triste, muito triste. Nunca mais vou ver ele...


Em meio a tantas coisas boas acontecendo na vida da minha princesinha, ontem foi um dia meio difícil. Seu primeiro bichinho de estimação – um peixeinho – morreu.

A principio ela achou que isso era muito normal e que, depois de um tempinho, ele voltaria a nadar. Depois, quando ela foi percebendo que não, que ele nunca mais voltaria, começou a ficar triste. E chorou. E repetia: “Estou triste, muito triste. Nunca mais vou ver ele.” E nós choramos junto com ela. Minha filha teve seu primeiro encontro com a morte, sua primeira perda afetiva. É muito duro ver um filho sofrendo de saudade, de amor, de tristeza. Tão pequena e já sofrendo...

Crianças sofrem, crianças têm sentimentos, crianças são como nós, mas não têm vergonha de demonstrar. Não fiquei falando que era pra ela parar de chorar, que depois eu compraria outro. Preferi me juntar à sua dor e ajudá-la a superar. Que mania essa de acharmos que temos que esquecer logo aquilo que nos faz sofrer. Por isso nunca superamos. Na minha visão, é melhor viver a perda, o sofrimento sem deixar pra depois. Se não fazemos assim, nunca temos a sensação de que já passou...

Fizemos desenhos de peixinhos para nunca nos esquecermos dele. Ela  está aprendendo a crescer. Mais uma lição nessa semana. E ela sempre me enchendo de orgulho!

Um comentário:

O que você achou desse post? Deixe seu comentário ;-)