domingo, 27 de março de 2011

Mãe Amante


É bom demais ser mãe!
 
Quando digo bom, não quero dizer fácil. Ser mãe é muito mais do que pôr filhos no mundo, trocar fraldas, amamentar, passar noites em claro, dar banho, gastar com roupas (porque eles crescem e crescem rápido), se preocupar com a educação e os bons costumes, etc, etc, etc... Ser mãe é, acima de tudo, aceitar a condição de amante.
 
Somos eternas amantes dos nossos filhos. Ao serem concebidos, logo recebem toda nossa atenção e nosso amor e, mesmo que não planejemos ou desejemos, já nos percebemos outra. Muda corpo, cabeça e alma. São nove meses de muitas mudanças e inconstâncias, hormônios lá em cima, hormônios lá embaixo... tudo culpa desses e daqueles. Pare pra pensar: nove meses é muito pouco tempo pra você se preparar para a maior mudança de toda sua vida. Uma vez mãe, eternamente mãe! Nada e nem ninguém pode mudar isso. Não há como voltar atrás. Tempo algum seria suficiente para essa suposta preparação. Quem está preparada para toda essa mudança? (Se você, minha amiga, conseguiu essa proeza, parabéns! Eu não.)
 
E num piscar de olhos passam-se esses intermináveis meses. O filho! Aquele que é seu! E você ama! Mas e ele? Ele chora, mama, dorme, chora, faz cocô, mama, dorme, chora, mama, faz cocô, dorme, mama, chora... Não, ele não ama, ainda não. Mãe ama primeiro. Mãe ama durante muito tempo sem ser amada, sem receber nada em troca. E nem adianta cobrar, ele ainda não sabe o que é o amor. Mãe ama e ensina a amar. Mãe ama porque sabe que esse serzinho, tão pequeno e indefeso, depende desse amor. Que amor? Quanto amor? Todo amor!
 
Ser mãe é isso. Amar. Amar. Doar. Amar. E um dia, ao contemplar aquele sorrisinho que desmorona a mais dura pedra, ter a certeza de que nada abala esse amor.
 
Daí vale refletir: se nós, humanos e imperfeitos, somos capazes de amar assim, quanto mais o Senhor nos ama (Mateus 7,11).
 
Que Ele, o Amor, nos guie nessa dura e linda missão.

4 comentários:

  1. Que post lindo! Tão sensível e tão verdadeiro.
    Juro como ainda não tinha parado pra ver sob essa óptica: de que o amor do filho é construído!

    (adorei sua descrição. Gosto de gente de verdade! =) )

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dani, seja bem vinda! Apareça sempre!
    Obrigada pela visita e pelos elogios.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Q lindo!
    Janine tem o dom de tocar com suas palavras no coração das pessoas...
    Ao ler seu texto, pensei não só em meus filhos, mas em minha mãe tbm,o quanto ela me ama, o quando se doou por mim... minha mãe é um grande exemplo dessa entrega!
    Por um instante, eu fui apenas filha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. minha amiga!!!
      sua palavras são tão importantes pra mim...
      te amo!
      saudadonas

      Excluir

O que você achou desse post? Deixe seu comentário ;-)