terça-feira, 25 de outubro de 2016

Testemunho sobre o M.O.B. (Método de Ovulação Billings)




Lendo o testemunho de um casal que falava sobre o MOB em um site, senti o impulso de falar um pouco do nosso testemunho em relação ao MOB.
Meu nome é Janine, sou casada com o Sérgio há 11 anos, temos 3 filhos: a Clara (8 anos), o João (5 anos) e o José, nosso anjinho no céu.
Sérgio e eu começamos a namorar em janeiro de 1996 e desde sempre tentamos viver sob o olhar da Santa Mãe Igreja. Quando resolvemos ficar noivos, já com 6 anos de namoro, fomos buscando formação na área da vivência da sexualidade em casal e como faríamos para espaçar as gestações, já sabendo que a Igreja aceitava somente os métodos naturais.
Infelizmente, o MOB (Método de Ovulação Billings) não era difundido com tanta facilidade naquela época e, através da internet, li alguma coisa a respeito, mas sem aprofundamento.
Conheci, através do Prof. Felipe Aquino, um aparelhinho que se chamava MiniSophia. Era um aparelho importado que unia alguns métodos naturais como a tabelinha, o muco e a temperatura basal. Foi nossa primeira aquisição em relação ao casamento, antes mesmo de enxoval ou algum móvel. Comecei a usá-lo antes do casamento para ir me adaptando às informações e, quando nos casamos, já estava habituada a usá-lo.
Conseguimos engravidar “de primeira”, quando achamos que era o momento de recebermos os filhos que Deus nos confiaria, mas não consegui mais usar o aparelho porque a temperatura precisava ser medida de forma sublingual e com, no mínimo, 4 horas de repouso; o que era impossível com uma bebê recém-nascida que exigia muito de nós a noite inteira.
Sendo assim, voltei aos estudos e buscas de internet para tentar aprender o MOB e acabei achando que já era doutora autodidata, fui lendo e misturando uma penca de informações. Passados 2 anos do nascimento da minha primeira filha engravidei novamente e, apesar de já estar nos nossos planos, foi uma surpresa porque estávamos “fazendo tudo direitinho” (conforme eu achava que era, sem anotações diárias, só observando quando estava seca ou não). Eu repetia a meu marido que não sabia como havíamos engravidado, porque não fiz nada de errado em relação ao método que estávamos usando. Mas isso não era importante, porque a alegria de gerarmos novamente uma vida era muito maior!
Em meados de 2014, fomos chamados a participar de um curso sobre Paternidade Responsável, em Nova Friburgo, feito pela Plafam da Comunidade Shalom. Foi um divisor de águas! Louvo a Deus pela vida da Lucinha e do Lupércio, que deram esse curso, e pela vida do Renato, que nos convidou. Foi ali que tivemos nosso primeiro contato com o autêntico Método Billings! Foi ali que descobri qual foi o “erro” que nos trouxe nosso amado João. Foi a partir daquele encontro que comecei a fazer minhas anotações da maneira adequada e procurei uma instrutora que, para minha honra, foi a própria Heloísa, no começo. Pronto! Agora sim podia dizer que era usuária MOB!
Somos uma família aberta à vida, mas temos consciência do chamado à paternidade responsável. Por isso quisemos espaçar o nascimento dos nossos filhos. Enquanto esperamos esse espaçamento, nos preparamos para acolhermos mais um membro amado na nossa família. Ano passado vimos que já estava passando a hora para que déssemos mais um irmãozinho aos nossos filhos e decidimos, mesmo continuando as anotações, começar a quebrar as regras*, mas sem as usá-las para obter a gravidez. Os meses foram se passando, mas o bebê não chegava. Percebi que meu corpo não é o mesmo, que o estresse da correria de todo dia estava me atrapalhando a poder gerar novamente, e essa expectativa a cada mês estava me consumindo. Mas temos o MOB e podemos usá-lo a nosso favor. No primeiro ciclo em que usamos as regras para obter a gravidez pudemos louvar a Deus pela nova vida e dar a tão sonhada e esperada notícia do nosso terceiro filho. Foi da Vontade de Deus que não o conhecêssemos e o Senhor levou nosso pequeno José ao Céu no quarto mês de gestação.
Enfim, dou esse testemunho para dizer às famílias que o MOB é uma bênção, tanto para espaçar o nascimento dos filhos, quanto para obter a graça de gerar um. Dou esse testemunho para dizer que o autêntico Método de Ovulação Billings só é possível mediante anotações e um acompanhamento adequado por um instrutor formado pela Cenplafam. É possível fazer o MOB e ter uma família linda e numerosa (a exemplo do Dr. John Billings e da Dra. Evelyn Billings, que tiveram 9 filhos). É possível fazer o MOB e ter uma família de acordo com a Vontade de Deus, seja com um filho apenas ou mais, pois os motivos graves e justos somente os esposos podem discernir com o auxílio de seu diretor espiritual ou seu pároco. É possível fazer o MOB, porque é um método simples, de fácil aprendizagem e aplicação, pensado e estudado para ser aplicado em todas as culturas e níveis de instrução intelectual.
Que Deus os abençoe e às suas famílias!
Janine Huguenin Meirelles de Souza (instrutora MOB)

* o MOB possui 4 regras que são usadas tanto para espaçar as gestações, quanto para a alcançá-las.
Outubro/2016