domingo, 29 de julho de 2012

A Doença, o Desmame, a Faculdade e a Providência de Deus


                Sabe quando você tem a sensação de que não consegue mais achar a solução para um problema e daí surge a luz e no fim do túnel? Comigo é sempre assim! Quem me conhece mais de perto sabe que, apesar da minha aparente segurança e tranqüilidade, sou bem insegura e estressada. Não sei o que seria de mim se não fosse minha família, meus amigos e, principalmente, a Intervenção Divina. Contando os últimos acontecimentos vocês vão entender.
                A história começou assim:
                Uma gripe associada com uma virose violentíssima derrubou todo mundo lá em casa. Quando enfim percebi que os três já estavam melhores e que dava pra eu me cuidar, fui ao hospital. A médica de plantão (em quem tenho muita confiança) me passou alguns medicamentos que comecei a tomar no mesmo dia. Depois de tomar os remédios por dois dias me veio o pensamento de que talvez não pudesse amamentar por causa do antibiótico. Liguei pra ela e ela disse que o ideal era mesmo não amamentar enquanto estivesse tomando o remédio, mas se eu achasse difícil (ou melhor, se João não conseguisse ficar sem mamar) não teria tanto problema porque ele já não mamava mais durante o dia e se alimenta muito bem. À noite desse mesmo dia, conversando com uma amiga, também excelente médica, fiz a mesma pergunta e, como já esperava, recebi a mesma resposta. Mas continuamos conversando e percebi que esse, então, seria o melhor momento para o desmame. Uma das contra-indicações daquele antibiótico na amamentação é o fato dele “secar” o leite. Pronto! Decisão tomada! Filhote dorme com o pai e vai dar tudo certo! Para o bem dele mesmo.
                No dia seguinte, logo pela manhã, me lembrei que o resultado do vestibular que eu havia feito saíra no dia anterior, mas, por estar envolvida com toda a preocupação do remédio e do desmame, me esqueci completamente. Para minha total surpresa fiquei em sétimo lugar. Fui aprovada!
                E o que isso tudo tem a ver com a Providência de Deus? Tudo! Com certeza, se eu soubesse que não poderia amamentar tomando o Tamiran, não o tomaria e, além de não melhorar logo, não desmamaria João. Se não tivesse desmamado João, continuaria sem dormir à noite. Se eu continuasse a não dormir à noite, não conseguiria estudar e levar essa vida múltipla de mãe/esposa/dona-de-casa/trabalhadora/estudante.
                É sempre assim: Deus cuida de mim mesmo que eu não mereça... 
                Que Ele me dê forças para prosseguir nessa nova fase da minha vida.


terça-feira, 10 de julho de 2012

Coisas de Clara [6]

Duas pérolas entre tantas:


*** Na correria pra sair para o aniversário do primo, enquanto a vestia ela ia resmungando:

"Quando eu for adulta nunca vou colocar tanta roupa assim numa criança!"


*** Chegando em casa, depois de vir quase dormindo no carro, recupera todas as energias às 10h da noite e começa a pular na cama. O pai chama a sua atenção, manda ficar quietinha e deitada enquanto espera a mamadeira e sai pra preparar o 'mamá'. Da sala eu escuto:

"Bagunça... Bagunça... Não sabe que criança faz bagunça mesmo!?!"




Essa é minha filha... cheia de graça e sapequice!



domingo, 8 de julho de 2012

sábado, 7 de julho de 2012

O desmame (ou o desabafo sobre ele)

Qual é a hora certa para desmamar o bebê?
6 meses? 1 ano? 2 anos? Hoje mesmo?????
Pois é... Ô dúvida cruel!
Este é um projeto para as tão esperadas férias do marido: desmamar João.
A princípio pensei em amamentar até seu primeiro aninho (quando o pai entraria de férias), mas não tive coragem e o pai continuou trabalhando. Amo amamentar e sempre sonhei em poder fazê-lo. Não me incomodo de ter poucas opções para roupas nem de ficar tempos perdidos com ele ao peito. Meu problema todo é que esse mocinho não dorme e no dia seguinte eu preciso trabalhar.
Desde que ele nasceu passamos a noite assim: pai e filha na cama do casal, mãe e filho na cama da filha, em quartos separados. São quase 18 meses dormindo longe do marido! Mas esse nem é o ponto principal. O problema todo não está em amamentar, está em querer ficar penduradinho o tempo todo, a noite toda. Não dá pra trabalhar de 8h às 17h, de segunda à sexta, tendo ficado noites sem fim em claro...
Depois de muita conversa e, ainda, com bastante insegurança, resolvemos então que o pai dormiria com ele até que ele se acostume a passar a noite sem o peito. Por isso resolvemos esperar suas férias.
Mas as férias chegaram... e ainda não vai dar pra desmamar... Papai Sérgio está passando por uma paresia facial (não chega a ser 'paralisia', mas comprometeu os movimentos do lado esquerdo do seu rosto, a causa provável é estresse) e eu não quero estressá-lo ainda mais durante a noite.
Confesso que não sei o quê, como ou quando fazer...
Ô Senhor, dá uma luz aí???